sexta-feira, 8 de maio de 2009

"ESTOU COM MEDO DA CRISE" (ACONSELHAMENTO PASTORAL)


PERGUNTA: SOU COMERCIANTE, MEU NOME É R.A.P. E ESTOU TEMENDO QUE ESSA CRISE MUNDIAL VENHA AFETAR MEU COMERCIO, POIS ALÉM DE SUSTENTAR MINHA CASA, TENHO UM FILHO CURSANDO FACULDADE, E AS VEZES TENHO MEDO QUE A CRISE NÃO DEIXE EU CUMPRIR MEUS COMPROMISSOS.



RESPOSTA:

Bom dia meu amigo, esse assunto de crise tem deixado muitas pessoas com medo, más veja bem, a palavra CRISE em japonês tem um significado diferente pra eles, pois enquanto que pra nós CRISE é sinônimo de medo, desemprego, para eles a palavra significa “OPORTUNIDADE”, tudo depende do jeito que você enxerga a situação,

por ex. “2 vendedores de sapatos foram enviados a uma tribo indígena para vender seus produtos, um dia depois o primeiro vendedor liga para sua firma e ele está triste, desapontado e reclamando pois naquele lugar ninguém tinha o costume de usar sapatos e que ele havia perdido seu tempo. Más no outro dia o segundo vendedor liga feliz da vida e pedindo para lhe mandar mais sapatos, pois ninguém ali tinha sapatos e isso era suficiente para o sucesso das vendas” O que eu quero dizer que CRISE nunca foi problema para ninguém, se ta frio, vende cobertor, ta quente vende picolé, ta chovendo vende guarda-chuva e por aí vai tudo depende de sua criatividade no seu comercio, não pode é acomodar, na CRISE tem que disposição e sabedoria.

Veja bem, uma coisa fundamental. A palavra diz que Noé viveu em um mundo que estava em crise (GN: 6: 9-12), tudo estava perdido, valores morais, familiares e espirituais, muito parecido com o nosso mundo hoje, más Noé superou a crise sabe como? Ele andava com Deus e isso foi suficiente para o Senhor o guardar e o honrar com toda a sua família. Na crise seja fiel a Deus como nunca, seja dizimista e ofertante fiel, não abandone sua igreja, não seja desonesto pra lucrar e nunca deixe de confiar em Deus para seu sustento, diz a palavra no SALMOS 127 é ele quem nos sustenta.

Vou te dar um ultimo conselho, Elias viveu também um período de 3 e meio em um mundo crise, sem chuva, sem comida, sem vida e no livro de I reis 18:41-45 vemos 3 atitudes que Elias teve que fez ele vencer as crises.

1. Ele ouve aquilo ninguém está ouvindo: ele diz estou ouvindo chuva, más como? Não estava chovendo, todo mundo só ouvia reclamações, xingamentos, pessoas falando mal de tudo e de todos, más Elias não, ele ouve coisas boas, boas noticias, para de ouvir esses noticiários pessimistas, afasta desses amigos reclamões, não deixe seu ouvido ser a porta de palavras do inferno, esteja sempre na casa de Deus, pois pra cada palavra ruim Deus tem sempre uma palavra boa: Eu posso, Eu te ajudo, Você é mais que vencedor.

2. Ele vê aquilo ninguém está vendo, pois ele fala, estou vendo uma grande chuva, más como? Todos só viam a terra seca e rachada, más Elias olhava para o lugar certo, ele não olhava para as portas fechadas, más para Deus que pode abrir as portas. Na crise familiar para de olhar para as coisas erradas, como celulite, a barriguinha avantajada, cabelos brancos, pois se não a coisa vai piorar, olhe para o lado certo, ela é a mãe de seus filhos, ele é honesto e trabalhador, eu também não sou perfeito etc... certa vem estava em casa com minha esposa, eu estava usando uma meia com um pequeno furo rsssrs, de repente chega uma ovelha nossa e quando ela vê minha meia furada, da um grito e diz: que absurdo, meu pastor não pode usar meia furada, e foi até meu pé e rasgou a meia, rimos da situação, concordamos com ela, más depois eu perguntei, você viu a meia furada, rasgou-a, más quero te fazer uma pergunta: cadê agora a minha meia nova em troca da velha? Ela respondeu: eu não trouxe. Então respondi: você começou bem, más terminou errado, pois a meia furada todo mundo vê, más a meia nova ninguém traz. É claro que foi uma brincadeira minha, más a gente vive em um mundo onde todos só vêem o problema (meia furada) más nunca tem uma solução(meia nova). Então seja você aquele homem de solução.

3. Ele agora começa a falar aquilo que ninguém fala: ele fala de chuva, enquanto os outros falam de desgraça. Aprenda sempre ter uma palavra boa, nunca amaldiçoe seu negocio, seus filhos, sua vida, pois a palavra tem poder enorme em nossas vidas. Lembra da mulher do fluxo de sangue 12 anos em crise, más ela sempre dizia uma palavra boa: Se eu tocar nele eu vou ser curada. Do jeito que ela falou aconteceu. Lembra de Davi na crise com o gigante, Golias o amaldiçoou, más Davi não, ele declarou: eu vou a guerra em nome do Senhor, pare de reclamar e declare palavras boas.


E para encerrar: Não tema a crise pois é na crise que nascem os grande homens: foi na crise que José se tornou governador do Egito, foi na crise que Moisés se tornou o libertador do povo, foi na crise que princesa Isabel aboliu a escravatura, foi na crise que Ronaldo fenômeno foi campeão do mundo, foi na crise que Jesus venceu o diabo, enfim CRISE nada mais é que oportunidade, nuca desista e nunca abandone o Senhor.

0 comentários: