sexta-feira, 8 de maio de 2009

"TODOS ME CONDENAM, MÁS JESUS ME DÁ UMA SEGUNDA CHANCE"


Texto: João 8:3-11


INTRODUÇÃO:

Você já disse essa frase alguma vez? “Ah se eu tivesse... Eu não estaria nessa situação que estou hoje”.Por ex: Ah, se eu tivesse: ouvido a minha mãe...educado meu filho melhor...feito de outra forma...me casado com o meu ex...tivesse dito não..Enfim, acredito que todos nós já dissemos essa frase para justificar um erro e o nosso fracasso, Más essa frase serve apenas de desculpas por que não vai alterar nada em relação ao problema.

Veja bem, aqui está uma mulher destruída, arrasada, ela acabara de ser pega em adultério e seu final será o apedrejamento, tenho certeza que essa frase passava na mente dela: “Ah! Se eu tivesse, dito não a ele, se eu tivesse ouvido a minha mãe que me ensinava a não envolver com homens casados etc.
Um sentimento de culpa e de fracasso a domina naquele instante lhe falta palavras, sua consciência a acusa, e nessas horas o silencio é a melhor palavra. A sociedade também a acusa, pois todos lhe chamam de prostituta sem dó e sem piedade sem querer ouvir seus motivos, suas razões. E o pior a religião que era para lhe dar apoio eles não fazem isso, os religiosos querem seu apedrejamento, sua morte.
Ela está destruída moralmente, socialmente, psicologicamente e espiritualmente, pois todos os acusam, ela foi condenada por causa de um erro só, quem sabe você está sendo destruído por um erro só, seu único erro foi de não ter conseguido dizer Não, foi de não ter conseguido vencer sua carne, foi uma mentira só etc. e até hoje todos te acusam e te condenam. Más naquele dia aquela mulher ia ter um encontro com aquele que não acusa, com aquele que sempre tem uma estendida para o pecador, com aquele que por mais que todos me condenem, ele, Jesus vai me dar uma segunda chance.

Os religiosos estavam ali prontos para acusar e mostrar os erros, tem gente que só sabe a bíblia para mostrar erros, sabe todos os versículos que falam de acusação, más meu amigo muito mais de condenação a bíblia fala de perdão, muito mais que inferno a bíblia fala de céu, muito mais que justiça a bíblia fala de misericórdia.
Certa vez tive um líder, homem de Deus, porém solteiro, ele conheceu uma moça, começaram a namorar, até que veio a bomba, depois dela discutir em casa, eles começaram a morar juntos, aí então veio uma pressão sobre mim, vindo de certos irmãos dizendo que teria que excluir, discipliná-los, humilhá-los, enfim sofri muito com isso, não tomei atitude nenhuma a não ser conversar com eles mostrando a saída que seria o casamento já que os dois se amavam, disse que iria ajudá-los em tudo e no final da conversa os dois me abraçaram e choraram dizendo que foi um momento de fraqueza e que estavam disposto a mudar de vida, más com medo da acusação da igreja, resultado, casei eles e foram uma benção em nossa igreja, agora já pensou se eu fizesse como os “fariseus” queriam que fizesse? Eu teria perdido eles da igreja e ainda arruinaria a vida deles, afastando-os do Senhor.

Diz a bíblia que enquanto os fariseus a acusavam, Jesus estava com a cabeça baixa, acredito que de vergonha, pensando assim: em que se tornou o homem que eu criei? Ao invés de ajudá-la eles querem ver o seu mal. Meu amigo o pecador ela não precisa de ninguém mais para acusá-lo, ele já sabe que está no erro, não precisa de falar pra ele, ele só precisa de uma mão amiga para lhe tirar do buraco, e não pé para lhe chutar e o afundar ainda mais.
E Jesus não olha pra ela, para não contrange-la e não deixá-la envergonhada, que Deus maravilhoso que nós temos, ele tem um olho que tudo vê, más mesmo assim ele não nos humilha, o nosso erro é de pensar que temos um Deus carrasco, bravo.
Meu filho quando novo, sempre alegre, brincalhão, más tinha períodos que ele se isolava, ficava quieto no canto, eu já sabia o motivo, ele havia feito cocô nas calças e temia que por causa de sua sujeira eu iria repreende-lo e discriminá-lo por isso, essa era a razão de seu afastamento e nós quando fazemos nossas “sujeiras” pensamos que Deus vai nos recriminar, nos humilhar, é claro que não, eu com o meu filho o levava no banheiro e limpava toda a sua sujeira e é isso que Jesus faz conosco, ele está sempre pronto a nos limpar com seu sangue e sua graça.

Ele olha pra ela e diz: “MULHER” essa palavra no original quer dizer: donzela, princesa. Ela deve ter pensado assim: “eu princesa, pecadora como sou”
Porque pra Jesus nós nunca perdemos o valor, por mais que todos te acusem, ele não faz isso, talvez está afastado dos caminhos do Senhor e está com medo de voltar e sentindo a pior pessoa, más ele hoje te chama de princesa, de príncipe.

Agora veja bem, Jesus só defendeu ela por que ela ficou calada, se ela tivesse tentado se defender sua situação iria complicar. Você já foi em júri, o réu tem que ficar quieto diante das acusações, se ele abrir a boca perde toda a razão e só depois que entra o advogado para nos proteger, a bíblia diz que Jesus é o nosso advogado, por maiores que sejam as acusações contra você a melhor defesa é silencio acompanhado com mudança de vida e humilhação, e o nosso advogado ue é jesus cristo nunca perdeu uma causa.

E pra encerrar ele disse a ela 2 coisas: a primeira é vai. Meu amigo, depois que Jesus te perdoou você pode ir, siga a sua vida, sonhe outra vez, viva a vida, não fique paralisado por causa de erros do passado, tem gente que foi perdoado por Jesus, más tem medo de viver novamente e Jesus está dizendo para você : “Vai”
E a segunda é não Peques mais. Muda de vida, saia do pecado, o pecado traz conseqüências terríveis.

Conclusão:
Más eu acredito que aquela mulher mudou de vida sim e foi muito feliz, más o que mudou a vida dela agora foi a gratidão por tudo que Jesus fez por ela, antigamente ela tinha medo da Lei de Moisés, más agora ela estava transformada não por medo, más por gratidão a Jesus.
Certa vez alguém me perguntou o que me leva a ser um pastor e ser fiel a Deus, era medo do inferno? Eu respondi claro que não eu sirvo a Jesus não por medo do inferno, más por gratidão a tudo que ele fez por mim, eu não posso ser ingrato a um Deus tão bom que quando todos me acusam, ele me dá uma segunda chance.

0 comentários: