quinta-feira, 6 de agosto de 2009

CURA DA ALMA



PERGUNTA:

Pastor, meu nome é A.F.D. e moro no estado do Espírito santo, gostaria que o senhor me ajudasse, pois não consigo manter uma firmeza com Deus, sou muito inconstante na vida espiritual e principalmente na minha vida sentimental. Não consigo expressar meu amor pela minha família e com isso tenho afastado todos a minha volta, e tenho uma depressão que já faz alguns anos que me acompanha o que fazer?



RESPOSTA:



Tudo bem, quero agradecer pela confiança e ler um texto na bíblia que está no livro de salmos 142:07 que diz assim: “SENHOR TIRA A MINHA ALMA DO CÁRCERE PARA QUE CONSIGA DÁ GRAÇAS AO TEU NOME E FAZER COM QUE OS JUSTOS ME RODEEM QUANDO ME FIZERES ESSE BEM”


Veja bem, quem escreve esse salmo é Davi e foi escrito por ele em um momento onde ele fugia de Saul que queria matá-lo.


Davi estava dizendo o seguinte: Senhor cura a minha alma, cura meu interior, tira a minha alma da prisão, pois se isso acontecer eu vou conseguir te servir e as pessoas vão se alegrar ao conviver comigo.


O que pode estar acontecendo com você é o mesmo que aconteceu comigo em minha infância, precisava de uma libertação em minha alma, eu era uma pessoa tímida, complexada, vergonhosa, se minha professora pedisse que fosse a frente da sala para explicar algo eu morria de medo, eu estava precisando de uma cura na alma.


Lembro que nos meus 15 anos eu consegui uma namorada, mas morria de vergonha de sair em publico ou de segurar em sua mão, certo dia estava com ela na praça de minha cidade e quem é que passa por lá? Minha mãe, que vergonha, meu desejo era de sair correndo dali.


E essa dificuldade me acompanhou por vários anos, perdi alguns empregos e varias oportunidades na vida, não conseguia expressar sentimentos por quem eu amava e muito menos uma vida constante com Deus.


Uma pessoa com a alma ferida fere outras pessoas.


Fui visitar uma mulher onde seu namorado a havia desonrada e depois a desprezada, e isso havia acontecido há mais de dez anos e de lá pra cá ela nunca mais foi mesma, se tornou uma pessoa agressiva ferindo todos os quem se aproximasse dela e eu fui um deles, ela me tratou com muita frieza e de forma áspera, ela que antes era uma cristâ agora não queria saber de pastor e muito menos de igreja, agora estava sozinha e infeliz.


Na vida dessa mulher aconteceu uma tragédia que a deixou assim, sua alma ficou presa naquele dia, e em nossas vidas não é diferente, passamos por situações onde nossa alma vai se ferindo, onde nossos corações sangram, nossas emoções ficam magoadas.


Será que em sua vida não aconteceu nada que te impede de servir a Deus? Será que não existe um trauma, uma tragédia que você carrega escondido no fundo de sua alma e sempre que você lembra as lagrimas caem de seu rosto.


Eu aprendi uma frase que diz: “PARA VOCÊ SABER O HOMEM QUE SOU HOJE, PROCURE CONHECER A CRIANÇA QUE FUI ONTEM”


Nossa alma se aprisiona diante um divorcio, uma filha que fica grávida de forma trágica, um filho que vira escravo de um vicio, injustiças que sofremos, acusações mentirosas a nosso respeito, decepções com pessoas que amamos, sonhos frustrados, etc.


QUERO TE ENSINAR LIBERTAR A SUA ALMA, POIS ESSE É SEM DUVIDA UM DOS MAIORES MOTIVOS DOS FRACASSOS FAMILIARES E TAMBÉM DE NOSSO FRACASSO ESPIRITUAL.

Vamos aprender nesse salmo 142.

1- ENTREGUE SEUS PROBLEMAS A DEUS.

(Derramo perante ele a minha queixa; diante dele exponho a minha tribulação.

(Quando dentro de mim esmorece o meu espírito, então tu conheces a minha vereda) V:2-3





2- FAZER DO SENHOR SEU REFÚGIO, SUA PROTEÇÃO.

(A ti, ó Senhor, clamei; eu disse: Tu és o meu refúgio, o meu quinhão na terra dos viventes.) V:5



3- PERDOE AQUELES QUE UM DIA TE OFENDERAM

Davi escreveu esse salmo em uma caverna porque Saul queria lhe tirar a vida e em uma dessas cavernas Davi teve a oportunidade de matar aquele que lhe perseguia, mas ao invés de matá-lo, Davi o perdoa e pouco tempo depois o trono foi lhe entregue.



Esse é o segredo para quem quer se ver livre de um passado que o teima em lhe prender.

A bíblia diz que o bem sempre vence o mal, aprenda isso. E aprender a perdoar é libertar a si mesmo.



4- DEPOIS DE TUDO ISSO, PROSSIGA ACREDITANDO EM DEUS E EM VOCÊ, POIS APESAR DE TODOS OS NOSSOS ERROS E FRACASSOS, DEUS ACREDITA EM NÓS.





Espero ter ajudado.



Pr. Wallace Ribeiro.

0 comentários: