terça-feira, 21 de julho de 2009

Preciso Perdoar más Não Consigo

PERGUNTA:

MEU NOME É B.N.L. NÃO CONSIGO PERDOAR PESSOAS QUE ME OFENDEM, POR QUE? TENHO MAGOAS DE PESSOAS DA MINHA FAMILIA E SEI QUE ISSO TEM ME FEITO MUITO MAL, ME AJUDA, POIS É MUITO RUIM VIVER DESSE JEITO.



RESPOSTA:


Tudo jóia amiga, veja bem, esse seu problema tem atingindo a vida de muitas pessoas e infelizmente muitas delas estão dentro das igrejas.
Lembro de uma cena em um dos cultos que eu estava fazendo, pedi para que todos se levantassem e a abraçasse seu irmão e percebi que dois irmãos foram os únicos que não se cumprimentaram, achei aquilo estranho e fui conversar com um deles dias depois e foi quando ele confessou: “Pastor, eu não agüento olhar para ele, se depender de mim vai ser assim para sempre, quem mandou ficar de conversa fiada com meu nome e tem mais, essa igreja tá ficando pequena demais para eu e ele”
Parece engraçado a cena né? Más se a igreja tá pequena para os dois como eles vão viver juntos no céu? E outra coisa, perdão não é sentimento e sim uma decisão, não é só uma escolha e sim uma ordem de Deus.

Vou te explicar uma coisa e espero que entenda, nós somos seres humanos e nascemos para vivermos um grupo e não separados, quando alguém se separa pode ter certeza, essa pessoa está mal, está com problema, você pode observar isso claramente em uma criança.
Agora a bíblia diz em PROV. 27:17: como um ferro afia outro ferro, o homem afia o outro homem. Vou te explicar esse versículo, você já deve ter visto em filmes como antigamente eles afiavam as espadas, era batendo uma na outra, de preferência com muito atrito, até o ponto das espadas estarem prontas para o combate. E com o ser humana é assim também, nós somos afiados através de outras pessoas, com o relacionamento e principalmente com os atritos e confrontos. Você já percebeu que estamos rodeados de pessoas completamente diferentes que nós, um exemplo disso é casamento, você pode observar que sua “cara-metade” é muito diferente de você, ele gosta de esportes e você de novela, ele gosta de comida salgada e você de doce e por aí vai.

Agora o que fazemos de errado é quando acontecem os atritos, os desentendimentos, os confrontos que na maioria das vezes que nos magoam, nos ferem, pessoas que estão próximas de nós nos dizem palavras que nos machucam, atitudes que nós nunca esperávamos vir delas e sim dos inimigos declarados, más nunca de quem está perto de nós e aí começa vir às decepções, as mágoas, as feridas e o pior, queremos muitas vezes a vingança, e queremos ver o fim das pessoas que antigamente só queríamos o bem.

Os atritos são inevitáveis, é impossível vivermos com alguém sem ter atritos e desentendimentos, o certo é aprender a lutar contra os atritos e não com as pessoas, é aí que nós erramos, a gente quer lutar contra as pessoas e não contra os atritos e esquecemos que os atritos são para nos “afiar”. Eu e minha esposa somos completamente diferentes, ela gosta de dormir coberta e eu não, ela é mais pé no chão e eu gosto de arriscar, e as vezes temos desentendimento, más a diferença é que nós lutamos contra o problema e não um contra o outro. Os atritos no casamento me fazem crescer é por isso que ajudo muitas famílias, enfim, o certo é aprender a lutas contras os atritos e não contra as pessoas, vou te ensinar como lidar com esses atritos:

1. Vamos supor que você tenha sido picado por uma cobra, a primeira reação nossa é de chorar e procurar um pedaço de pau para matar a cobra que nos picou, más tem um porém, enquanto você corre atrás da cobra o veneno está circulando no seu sangue e se chegar ao coração já era, é morte na certa.
O certo é deixar a cobra ir embora, procurar o hospital, pois ali tem um medico que vai nos dar o remédio certo.
Assim é a vida se alguém nos ofendeu, não precisa de procurar a vingança, deixa o irmão ir embora, vai te o hospital que é a igreja porque lá tem o medico que é Jesus e ele tem o remédio certo para nós.

2. Agora eu me lembro de Davi, quando Saul seu sogro e seu patrão queria lhe tirar a vida, por causa de ciúmes e com isso lhe atirava varias lanças e o que Davi fazia? Ele se desviava, fingindo não ser com ele e continuava a tocar a sua harpinha louvando a Deus. Aprenda essa lição: quando alguém estiver jogando lanças (palavras, acusações) em você, finja não estar vendo, ignore e continue tocando a sua harpinha, louvando a Deus, pois quem te justifica é ele.

3. E por ultimo eu me lembro de Jose do Egito, um homem que foi traído por seus irmãos, foi injustiçado, esquecido, abandonado etc. más em todo tempo crendo e confiando em Deus, ate que o Senhor o exaltou e ele teve dois filhos e ao primeiro deu o nome de Manasses: que significa, Deus me fez esquecer o passado e o segundo de Efraim: que significa Deus me fez prospero na terra da aflição. Só prospera em tempos de crises e em tempos difíceis aquele que aprendeu a esquecer as dores, as ofensas, as magoas.

CONCLUSÃO:

Eu sei que perdoar não é fácil, más lute, insista, fale com Deus e você verá a gloria do Senhor.

0 comentários: