quarta-feira, 13 de maio de 2009

"APRENDENDO COM O JAPÃO A DAR VOLTA POR CIMA DEPOIS DE UMA GRANDE CRISE"


No pós-guerra o Japão se encontrava em verdadeira crise. O aniquilamento psicológico e moral se abatiam sobre os japoneses. Um povo samurai, guerreiro e destemido, cheio de orgulho e determinação para vencer a guerra, avançava estrategicamente sobre os inimigos. Parecia que nada poderia detê-los. Com a operação kamikaze, seu lema era vencer ou morrer. De repente duas bombinhas feitas com a menor partícula da matéria, arrasam duas cidades japonesas; e o grande quase gigante cai por terra. O impacto foi tão grande que se arrefeceram toda a coragem, ousadia e a combatividade.

O Japão então se encontrava realmente diante de uma crise material, econômica, social, e a pior de todas; a crise moral. A crise gerada pela guerra forçou os japoneses a pensar, refletir e a buscar soluções para os seus problemas. E o maior de todos os problemas: renascer das cinzas e reconstruir o país novamente. É fato que para se construir é necessário destruir. Do caos nasce a vida.
O Japão que até a guerra era praticamente um país feudal, graças a crise gerada pela derrota na guerra, aprendeu muito, ressurgiu do fracasso, deu a volta por cima numa lição fantástica de resiliência e tornou-se em menos de quarenta anos uma das maiores potências econômicas do mundo, apesar do minúsculo tamanho.
Reflita sobre o benefício das crises: ela nos coloca contra a parede e nos força a pensar, a refletir e buscar soluções para resolver nossas dificuldades.

A pior inimiga da evolução do homem é a acomodação motivada por situações favoráveis. Todo organismo vivo, seja homem, animal, organização ou nação obedece a um ciclo: do nascimento, crescimento, maturidade, complacência, estagnação e morte. Quando o ser humano para de crescer e se desenvolver, começa a morrer. Se não houver novos objetivos, inovações, propósitos que alavanquem e estimulem o crescimento e a continuidade, invevitavelmente se cai.

O fator crise avança em proporções epidêmicas. Mas a sondas de boatos ou veracidade sobre ela não tem poder nenhum sobre ninguém. A não ser o valor e a crença que se atribui a ela. Pior que a crise global é a crise individual. A crise que cada um de nós tem o livre arbítrio de criar em nossas mentes. Qual é a sua crise leitor? ?E qual é a influência que ela exerce sobre você? O poder que ela tem, é o poder que você dá a ela. A maior força da crise é a psicológica, assim como de qualquer dificuldade aceita pela mente.

Estamos enxergando um cenário lúgubre, sem perspectivas e sem futuro? A melhor maneira de se combater qualquer crise é enfrentando-a com coragem, determinação, criatividade, iniciativa, inovação, ousadia, trabalho, muito trabalho com a crença inabalável de que é possível vence-la.

Na hora da crise, sem uma crença positiva, e uma mentalidade vencedora, o que prevalece é a perturbação e o desespero. Quando aparece o desânimo e o chão parece movediço e inseguro, é o propósito – o sentido de missão e de objetivos a cumprir que restaura energias e solidifica as bases para a reconstrução. Sem fé e determinação, nada se movimenta, somos arrastados pelo medo e pela inércia, sabe-se lá, para onde.

Epidemia? Pandemia? Então vacine-se contra a crise. Ela opera por contágio. Não se contamine. Prefira a Podermia (poder – mais- iniciativa – mais ação). Toda tempestade por mais horrenda que seja é passageira. Toda crise também. Não deixe que os pessimistas de plantão, os profetas do apocalipse e das tragédias exerçam força sobre você, seu negócio e seus clientes. Quando um barco está afundando, prevalece a lei do: “salve-se quem puder”, é a lei da covardia. O melhor seria: salvemo-nos todos nós, é a lei da sinergia. Existem soluções alternativas para todo tipo de problema. Busque as suas. Crie grupos criativos de soluções miraculosas. Uma motivação forte e um desafio consegue fazer do nada uma coisa grandiosa. Faça intercâmbio de idéias e soluções. Inove. Renove. Aja. Tome decisões. Assuma riscos. Quando o homem colocou os pés na lua e criou a penicilina acabou-se o impossível.

O homem tecnológicamente está de parabéns. Do tacape de pedra do troglodita até hoje, houve uma evolução fantástica. Invenções e criação que mudaram o destino da humanidade. Os nossos ancestrais com o pouco que tinham, construíram o muito que temos hoje. Já se inventou quase tudo. Já se fez quase tudo. Resta para nós o grande desafio daqui para frente, é o de fazer o que ainda ninguém fez. Para se andar um quilometro é necessário dar o primeiro passo. Dê o primeiro passo na busca de soluções. Mova-se. A vida é movimento.

Remova as suas dúvidas, levante-se agora, olhe para frente e para o alto. Os olhos foram colocados no alto e na frente da sua cabeça para que você olhe sempre para cima e para a frente, nunca para trás e para baixo.

Para todo final existe sempre uma apoteose que é o momento supremo da criação de alguém. Faça a sua apoteose e a crise será apenas a grande oportunidade para uma vida e um futuro melhor

0 comentários: