segunda-feira, 20 de julho de 2009

O QUE FAZER DIANTE DOS ERROS



PERGUNTA:

PASTOR WALLACE TENHO ENFRENTADO MUITAS LUTAS ULTIMAMENTE E ACHO QUE NÃO VOU CONSEGUIR.
EU E MEU ESPOSO ESTAMOS ENFRENTANDO UM PROBLEMA FINANCEIRO MUITO GRANDE, E NA TENTATIVA DE SAIR DESSA SITUAÇÃO, EU ROUBEI O MEU PATRÃO, POIS TRABALHO DE CAIXA EM MEU EMPREGO, CONTEI PARA MEU ESPOSO E ELE FICOU DECEPCIONADO COMIGO.
O QUE FAÇO AGORA? CONTO PARA MEU PATRÃO? PEÇO CONTA DA LOJA?
ESTOU DIANTE DE UM ERRO QUE COMETI E O QUE FAZER AGORA?




RESPOSTA:


Bom dia minha amiga, muito boa essa sua pergunta: “o que fazer diante de um erro?”.

Eu particularmente detesto errar, não gosto de errar ao estacionar o carro, não gosto de errar com as pessoas, não gosto de errar no ministério, não gosto de errar ao digitar no computador, não gosto de errar ao receber uma ordem, não gosto de errar com minha família etc.
Más quem na vida fica sem errar? O segredo não é não errar e sim quais as atitudes certas depois de um erro.
Tem gente que quando erra fica nervoso, desconta nos outros, alguns gostam de culpar alguém pelos seus erros ou tentar esquece-los com o álcool, drogas, ou ainda continuar no erro que é ainda pior.

Más eu fiquei feliz em ver você querendo sai do erro, pois todo erro que cometemos ele traz consigo algumas coisas negativas por ex:
Atrasa nossa vida, nos tira a vitória e nos deixa triste.
Eu quando fui tirar minha carteira de motorista, fiquei muito nervoso no dia e para piorar a situação meu examinador nem me deu um “bom dia”, apenas mandou que desse a partida e saísse com o carro, e a ansiedade me fez errar aquilo que sempre soube fazer nos dias mais tranqüilos, um simples controle de controle de embreagem coisa fácil, más que ao errar, fui reprovado e ao ser reprovado atrasou a chegada da minha carteira, fiquei triste, me tirou mais dinheiro e ainda me tirou a vitória. Tudo isso por causa de um erro.

Os erros também nos marcam, pois vivemos em uma sociedade que só lembra de nossos erros e nunca de nossos acertos, as vezes somos taxados sem dó e sem piedade por causa de certos erros que já cometemos na vida e tem pessoas lendo esse artigo e sabe muito bem o que eu estou querendo dizer, você até hoje é lembrado pelos seus parentes, amigos por um erro que você cometeu anos atrás e até hoje você é taxado de drogado, adultero, prostituta, descontrolado etc.
A verdade é que Deus esquece e não se lembra mais, más o ser humano sempre tem prazer de nos lembrar de erros que queremos esquecer e ao fazer isso ocupa o lugar do diabo que tem como um de seus adjetivos “acusador”.

Os erros que cometemos também sempre fazem outras pessoas sofrerem também.
Um dia estava aconselhando uma mulher que acabara de perder seu filho assassinado, motivo que ele estava bêbado em um bar e em uma briga levou alguns tiros e os erros daquele filho fizeram toda a sua família sofrer, e eu quero que você entenda que esse seu erro de ser nervoso, gastador, ignorante, infiel, descontrolado etc. está fazendo muitas pessoas a sua volta sofrer.

Más o que fazer diante dos erros na vida?

Quem sabe a sua vida tem sido marcadas por erros e esses erros não tem deixado você ser feliz e tem te trazido muitos prejuízos para você e para sua família, más o desejo de acertar já é o principio do milagre e só de você está lendo esse artigo já é um bom sinal.

Eu vou usar uma historia muito conhecida que está Lucas 15 a passagem do filho pródigo, muito conhecida por todos, que depois de tanto errar tomou algumas atitudes que mudou a sua vida



1- DAR UMA PARADA

A primeira coisa que esse jovem fez foi dar uma parada em tudo que estava fazendo.

Quando estamos errados a primeira coisa é dar uma parada e não continuar no erro, quando alguém está fundo do poço tem que parar de cavar e ficar quieto porque se não todo seu esforço irá leva-lo cada vez mais ao fundo, então a perceber o erro pare onde você está.
Por exemplo: se estiver endividado não vá atrás de agiotas, ou de parentes, de bancos para pegar dinheiro emprestado, dá uma parada, pense, procure uma outra forma.
Se estiver discutindo no relacionamento não insista em usar palavras agressivas só para machucar, pare, não insista no erro e a bíblia diz que um abismo chama outro abismo e um erro chama outro erro.
De uma parada e assim evitará que outros erros aconteçam



2- RECONHECER PARA VOCÊ MESMO QUE ERROU

Reconhecer pra gente mesmo o nosso erro é fundamental e esse jovem fez isso ele afirma pra ele mesmo: “eu errei, eu pequei”. Eu gosto de pessoas assim, pessoas que reconhecem quando erram, e isso é fundamental, pois tem pessoas que reconhece para outras pessoas seu erro só para amenizar a situação más no fundo ele acha que está certo.
Tem pessoas que sempre tem uma desculpa para seu erro:
Pequei más quem não peca, menti por causa da situação, ofendi porque foi humilhado, adulterei porque a carne é fraca e por aí vai.
Más quando você reconhece para você mesmo seu erro, a redenção está próxima.




3- CONFESSAR COM SUA BOCA O ERRO

Agora esse jovem vai até seu pai com que ele havia errado e disse com sua boca para ele
“eu errei”
Confessar publicamente seu erro é fundamental, tem pessoas que pensam que só confessar pra Deus já basta, não, confessar para Deus é necessário más se eu pequei contra minha esposa, meus filhos, amigos etc. eu tenho que ir até e pedir desculpas, pois as pessoas a quem ofendemos precisam ouvir de nossa boca que erramos e estamos arrependidos.
Tem dias que fico nervoso com filho, brigo com ele e ele fica chateado, más depois vou até e digo: “filho perdoa o papai, papa ta nervoso, me perdoa”.
E vejo no rosto dele a expressão de alegria ao pedi-lo perdão.




4- ASSUMIR AS CONSEQUENCIAS


Esse jovem chega para seu pai e diz: “eu pequei, eu errei e já não sou digno de ser chamado seu filho” ele não chega querendo tudo de volta, más pelo contrario ele tem noção da gravidade de seu erro e está disposto a assumir as conseqüências.
Agora tem pessoas que pensam que reconhecer o erro e confessar vai livra-lo das conseqüências. De jeito nenhum, assuma as conseqüências.
Certa vez chegou um jovem bravo com uma mulher com quem tivera um filho porque ele estava com a pensão atrasada e ela mandou a policia atrás dele.
Espera aí, se foi homem para fazer o filho agora seja homem para assumir, tinha que ter visto isso antes de ir pra cama com a moça.
Foi homem para roubar, seja homem para confessar, foi homem para comprar seja homem para pagar, e por aí vai.
A vida é uma semeadura, do mesmo jeito que colhemos sementes ruins quando plantamos, certamente iremos colher sementes de bondades e acertos que semearmos hoje.





5- REPARAR OS DANOS CAUSADOS PELO ERRO


Os erros são na verdade tijolos quebrados no muro de nossas vidas, e a bíblia diz que o demônio tem como titulo de ladrão, e todo ladrão só entra pelas aberturas que ele encontra em nossa vida.
Então para evitar essa ação do diabo, repare todos seus erros.
Quando eu aceitei Jesus “pra valer” eu fiz uma sondagem em toda a historia de minha vida e fui vendo os meus erros e reparando cada um deles.
Tive que pedir muito perdão, pessoas com que eu não falava há anos, paguei contas antigas, fui atrás de pessoas com quem agi injustamente etc.
Eu não acredito em arrependimento onde não há reparos de danos, zaqueu fez isso ao perceber seu erro e o próprio Jesus disse depois dessa atitude dele que hoje havia acontecido salvação naquela casa.
Então repare seus erros, para que o muro de sua vida não fique com brechas.





6- TENTAR MAIS UMA VEZ


E por ultimo não deixe os erros na vida impedirem você de prosseguir na caminhada rumo ao céu ou rumo ao sucesso.
Todos os vencedores já erraram, fracassaram na vida a diferença é que na hora dos erros eles tomaram as atitudes acima citadas.
Com já diz o ditado: “erra é humano, más continuar nele não”
Se pecou, confesse, se caiu levante.
Um grande gênio mundial ao fracassar em mais um de suas pesquisas respondeu:
“eu não errei, apenas estou em busca de fazer o certo.
Então levante-se a vida é muito linda para você entregar para esse erro.
Deus tem muita coisa pra fazer na sua vida ainda.
Repare que o pai do jovem que errou é uma simbologia de Deus, ele não briga com seu filho por causa do erro, não pergunta o motivo, ele nem toca no assunto, pois para Deus o que importa é a nossa vontade de acertar depois de um erro.

Espero ter ajudado.


Um grande abraço de seu amigo.

Pr Wallace Ribeiro.

2 comentários:

Unknown disse...

Vivi a mesma situação.. Roubei na empresa onde trabalho. E o pior me pegaram, por sorte o meu chefe não quis chamar a policia. Mas todos na empresa ficaram sabendo. E meu nome e da minha familia com certeza esta sujo na empresa, ja que todos conhecem a mim e a minha familia. Não consigo nem me olhar no espelho, me sinto um monstro. Como queria voltar no tempo e fazer tudo diferente. :(

MARCIO disse...

A lei da semeadura não serve para aqueles que estão em Cristo Jesus. O meu passado não profetiza o meu futuro. Aqueles que esta em Cristo esta em novidade de vida, as coisas velhas já passaram, tudo se dez novo. Graça(favor imerecido) Cristo levou todos os meus pecados e deles não se lembra mais. A lei da semeadura esta em baixo da lei do Espirito, que libertou e me transportou pra outro Reino, o do Senhor de todos e de tudo (Jesus) quer me acusar ou cobra algo, cobre a Ele. A lei da semeadura nega a Cruz,por que disse Cristo(está consumado). A lei imperfeita esta debaixo de uma superior, a do Amor de Cristo.